“the key to get rid of tension is create the habit of awerness…”
A chave para eliminar a tensão é criar o hábito da conscientização…
Isso é uma dica de um mestre de violino, mas como toda grande verdade, vale para tudo na vida. O estudo do piano já tinha me ensinado isso, e vi que valia não só para todos os instrumentos, mas também para todas as atividades da vida, inclusive as da mente e do coração.
Lesão por esforço repetitivo (LER) aparece quando não percebemos que fazemos muito esforço ao realizar um ação.
Atritos em relacionamentos ou no trabalho, são tensões mentais e afetivas que vem quando não percebermos o impacto que causam nossos atos e nossas palavras, mesmo sendo eles perfeitamente corretos.
O Correto não é as vezes o mais justo nem o mais oportuno e a verdade não é sempre aceita.
Desenvolvendo o hábito da conscientização a cada gesto ou cada palavra, nos tornamos mais aptos a observar a forma como os outros recebem e entendem nossos atos e dizeres e podemos adequá-los a cada situação para obter sempre o melhor resultado, nos reposicionando frente as reações alheias.
Isso é o verdadeiro dom da palavra.
Sendo cada ação, nada além de uma reação, saberemos assim eliminar tensões e raiva, emoções negativas criadas por atitudes certas, porém mal compreendidas.
O Hábito da conscientização, é certamente uma virtude do humilde, é o “vigiai” que serve até para aqueles que o “orai” repele.
É a chave da paz.